Muitos de nós perguntamos como é possível um comediante tornar-se presidente do país. Como algumas pessoas mencionaram, era como se o calado show se tornasse presidente de Angola. E ainda por cima entrar numa guerra contra um dos maiores exércitos do mundo e aguentar-se bem? Para mim, há um factor que é dos mais determinantes e que fez toda a diferença. A forma de comunicação de Zelensky conseguiu galvanizar um povo para lutar por uma causa que pareceria impossível, de loucos: lutar contra o exercito russo. Mas consegui fazê-lo.
Mas quais as características na sua comunicação, o que tem de especial na forma como comunica que o faz ter sucesso? E como as podemos usar para aplicar nos nossos negócios e ter sucesso? Identifiquei 3 pontos principais:
1. Identifique uma causa ou propósito.
O Zelensky é o líder de uma causa, que é o direito dos ucranianos de serem independentes. Quem acredita nessa causa, está disposto a dar a sua vida pela causa. O que o seu negócio tenta melhorar no mundo, qual a sua causa que defende? Sem termos um propósito na vida e nos negócios, ninguém vai nos seguir. Ninguém segue alguém que não esta a ir para lado nenhum.
2. Saiba para quem esta a falar.
Zelensky faz-nos sentir que está a falar diretamente para nós e não para uma audiência grande. E fá-lo com linguagem simples e directa. Ele usa muitos exemplos e metáforas relacionadas com a realidade de cada um. Por exemplo, quando falou para o senado americano, comparou o ataque à Ucrânia com Pearl Harbour. Quando se endereçou ao parlamento Português mencionou o 25 de Abril. Quando falou para o parlamento britânico, mencionou Winston Churchill e Shakespeare.
Devemos ter os mesmos princípios quando nos dirigimos aos nossos clientes. Precisamos comunicar para uma pessoa. Com uma mensagem a pensar nessa pessoa ( que será o nosso cliente alvo / persona). E faze-lo com palavras simples para que possam facilmente perceber a nossa mensagem.
3. Seja autentico.
Ele não tenta imitar ninguém. Zelensky fala de coração. Por esse motivo ele consegue tocar nas pessoas e a sua mensagem espalha-se, tornasse viral e contagiante.
Se precisa de ajuda para melhorar a comunicação da sua empresa e atrair mais clientes contacte-nos