Ouço muitas vezes pessoas a dizer que hoje em dia, já não se usam websites, que as pessoas preferem redes sociais. Que já não se usa tanto websites para empresas, que é muito melhor ter só redes sociais. Será que isso esta correto? É assim que o mercado funciona hoje em dia? Bastam as redes sociais para promover as empresas?
Como os consumidores pesquisam online
Quando você precisa pesquisar informações sobre como fazer uma receita, ou que exercícios são as mais adequados para perder peso, barriga, etc. Ou mesmo até se quiser pesquisar sobre a história de um cantor famoso, como o C4Pedro ou Gerilson, onde vai para fazer essa pesquisa? A uma rede social? Claro que não. Vai ao Google
E todos os resultados que aparecem em texto, são de artigos ou páginas de websites. Resumindo, Sempre que faz uma pesquisa online, o resultado aparece de um website.
Então porque há pessoas que dizem que já não faz sentido as empresas investirem em websites? Se quando fazemos uma pesquisa online são os websites que nos dão as respostas?
Os websites são o principal veículo que as empresas usam para comunicar e que as pessoas usam para saber informações sobre a empresa.
Para responder à pergunta inicial, se é melhor um website ou redes sociais, a resposta é: Os dois são necessários. Eles complementam-se.
As redes sociais funcionam muito bem para chamar a atenção, iniciar o relacionamento entre a empresas e os potenciais clientes. O website explica aos visitantes como a sua empresa os pode ajudar, de uma forma sucinta. Ambos são ferramentas de marketing digital
Um website não consegue fazer o papel das redes sociais, assim como uma rede social não consegue passar a mensagem da mesma forma que um website o faz.
As pessoas passam por um processo mental, desde a descoberta até à compra de um produto ou serviço
É comum as pessoas estarem interessadas num producto ou serviço, mas querem saber mais informações, mesmo antes de contactarem a sua empresa. Com as redes sociais, não conseguem essas informações mais detalhadas. É preciso ter um website para alcançar isso.
Isto porque as pessoas não compram todas da mesma foram. Existe uma jornada do consumidor. Quando ouvimos falar de um serviço ou producto pela primeira vez, normalmente ainda não estamos prontos para o adquirir, especialmente se o preço for elevado.
O papel das redes sociais, é de dar exposição aos productos e serviços, dar a conhecer a empresa pelos posts..mas depois se você quiser saber mais informações, para tomar uma decisão sobre se adquire ou não. É ai entra o website. No website você cria uma mensagem mais aprofundada sobre o que a sua empresa oferece e como pode ajudar os clientes.
Então, não vá na onda que não é preciso ter um website. E crie um website para a sua empresa